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App do Governo para bloquear celular roubado foi lançado ontem

Felipe Bonani • dez. 20, 2023

O governo lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo "Celular Seguro.

O governo lança nesta terça-feira (19) o aplicativo "Celular Seguro". O sistema ficará disponível para uso nas plataformas Google Play e App Store. Mas, por enquanto, ainda não está em operação.


Para utilizar o "Celular Seguro", o usuário precisará baixar o aplicativo no celular, realizar previamente um cadastro e registrar ocorrência de roubo. Dessa forma, será possível bloquear o telefone furtado assim que o usuário tiver acesso a outro aparelho celular.


Há ainda possibilidade de cadastrar uma pessoa de confiança, para que ela possa bloquear por conta própria o celular do usuário furtado ou roubado. O objetivo da ação é realizar o bloqueio de forma mais rápida e impedir que o ladrão tenha acesso aos dados da pessoa.


Como funciona?

Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas Google Play ou App Store;

Faça o login utilizando a conta gov.br (o usuário deve inserir o CPF e a senha);

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve se ater aos termos de privacidade e concordar com os termos;

Na página inicial, o responsável por realizar o cadastro pode: indicar uma pessoa de confiança; registrar um número de telefone; ou registrar ocorrência.


Como cadastrar pessoa de confiança?

Logo após acessar o aplicativo "Celular Seguro" com os dados de login, o usuário deverá preencher o cadastro da pessoa de confiança com o nome, CPF, telefone, e-mail.


Como registrar um telefone?

Para cadastrar o telefone na plataforma, o usuário deve clicar em “registrar telefone”. É importante saber que a pessoa não tem quantidade limite de dispositivos para cadastrar, porém, todos os aparelhos devem estar inscritos com o CPF do usuário.


Como registrar uma ocorrência?

Quando o usuário estiver com todos os dados e a pessoa de confiança cadastrada, em caso de roubo, deverá preencher os critérios:


Data;

Tipo de situação;

Hora;

Estado;

Cidade;

Clicar em “emitir”.


Ao final da denúncia, será gerado um protocolo para o usuário acompanhar o andamento com as instituições cadastradas no programa. No caso, bancos e empresas de telefonia.


Fonte: g1.globo.com

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